DISCIPULADO M12

Estudo 4- 15/08/11
O Verdadeiro discípulo se deixa tratar

Existem na igreja três tipos de pessoas, que são classificadas pelo seu tipo de conduta:

1- São os visitantes:
Lucas 5;1 - Pessoas que gostam da Palavra, do louvor, de alguns na igreja, vem aos cultos, às células e até participam de alguma coisa relacionada a igreja. Não tem compromisso com o crescimento do evangelho, nem com os princípios da Palavra e nem fidelidade com Deus.

2- Frequentadores:
Lucas 10;1-12 - Estes são aqueles como os 72 que Jesus enviou para uma missão, foram eufóricos com o chamado de Jesus e pareciam estar prontos para receber o tratamento que seu Mestre iria passar, porém quando Jesus dá uma Palavra mais dura eles não aguentam. Os frequentadores de igreja vão as células, aos cultos, descem as águas, vão aos nossos encontros, congressos, parecem estarem prontos para o tratamento, porém não conseguem pagar o preço que é o discipulado.

3- Discípulos:
João 6;60-71 - Neste versículo vemos que os ''visitantes” e os “frequentadores'' das reuniões de Jesus não suportaram a tamanha pressão que o discipulado traz para a vida do Cristão. O texto diz que muitos o abandonaram ficando só os 12, que realmente se deixaram tratar e tiveram seus nomes na História.

Conclusão: Não tenha um comportamento de visitante, que só vem para receber alguma coisa ou frequentador de igreja. Deus tem muito mais para a sua vida. Se deixe tratar pelo seu discipulador e pelo Poder de Jesus.

___________________________________________________________________________
ESTUDO 3 - 24/06/11
O DISCÍPULO TEM UM CORAÇÃO ENSINÁVEL


Já diz um ditado popular muito conhecido que o pior cego é aquele que não quer enxergar. Infelizmente muitos filhos de Deus também estão vivendo este ditado. São pessoas que se recusam a aprender as verdades bíblicas para sua vida e se fazem de desentendidas. Na hora de receber um ensino se fecha para o novo de Deus.
Mas o verdadeiro discípulo de Cristo tem que ser Tratável e Ensinável, somente uma pessoa ensinável pode se tornar um grande líder de multidão.
Veja as características de um líder ensinável:

1- Guia pessoas
(Lucas 6:39). Quem não consegue receber ensino fica cego, sem visão para guiar outras pessoas e acaba levando-as para qualquer lugar. Uma pessoa sem visão não consegue abençoar outros; portanto abra os seus olhos e deixe essa visão M12 entrar no teu espírito porque vai te fazer um grande líder.

2- Pratica
Em Tiago 1;22 diz: “tornais pois praticantes da palavra e não somente ouvintes”. A visão M12 libera muita ministração para sua vida, pois aprendemos nas células, encontros, discipulados, congressos e cultos, porém não adianta tanta informação para sua vida se você não coloca em pratica.

3- Recebe
Em Tiago 1;17 e 18, diz que um discípulo ensinável recebe de Deus todo “dom e boa dádiva” . Sendo assim, um líder dá aos seus discípulos aquilo que recebe de Deus, porque você não pode dar aquilo que não possui. Não importa a quantidade de informação que você tem e sim o quanto você põe em pratica. Não feche o seu coração para o novo de Deus.

4- Coração Humilde
Em Mateus 5;3 está: “bem aventurado os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Uma pessoa soberba acha que já aprendeu de tudo, vive fechado em seu mundo achando que está sempre com a razão, mas os humildes de espírito estão sempre prontos para receber um novo ensino em sua vida. Em Romanos 8;28 vemos que podemos aprender também com as dificuldades “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.


Conclusão
Deixe cair às escamas de seus olhos e se prepare para receber cada vez mais os ensinos da visão celular do M12. Assim você será um líder que Deus espera de você.

ESTUDO 2- 08/06/11


O DISCÍPULO E A TRANSPARÊNCIA
Texto: Atos 5;1-11.

Introdução: Antigamente as pessoas viviam em uma sociedade comum, onde todas as coisas eram compartilhadas entre os integrantes desta sociedade, elas plantavam, cuidavam e colhiam juntos, seus alimentos. Todos sabiam o nome um do outro, visitavam as casas uns dos outros e tudo era compartilhado. Com o desenvolvimento da sociedade o homem passou a ser cada vez mais independente, desenvolvendo equipamentos para fazer suas atividades sozinhas se tornando um ser individualista. Mas esta realidade pode ser mudada pelo poder da palavra e o discipulado.


1- Transparência com o líder


Verso 4;5. Ananias não foi transparente com seu líder. Pedro o advertiu a dizer a verdade. O Espírito Santo sempre revela ao líder quando algum discípulo esta mentindo, é uma questão de tempo para a mentira vir a à tona.

2- A falta de transparência é mentira


No verso 3 vemos Pedro dizer a Ananias que aquela falta de transparência era “Mentira’’, e todo discípulo que não é transparente com seu líder é um mentiroso. ( João 8;44)

3- Cumplicidade

Quem pecou foi Ananias e ele é quem não foi transparente para o líder, porém sua mulher foi cúmplice desta mentira e também morreu. Cuidado! Toda vez que um co-discípulo não é transparente com o líder e você fica sabendo, sem o corrigir , se torna igual ao mentiroso. (Gl 6:1-3).

4- Confessando o pecado


Tiago 5:16-20). Se Ananias ou Safira confessassem ao líder, eles seriam curados e não morreriam de forma tão triste naquele instante. Muitos líderes estão mortos porque não confessam suas más condutas ao líder, mude sua vida se torne uma nova pessoa com uma vida transparente na presença de Deus.

Conclusão: Todo líder que deseja tocar o coração de Deus deve viver uma vida transparente diante do seu Discipulador.



___________________________________________________________________
ESTUDO 1 - 31/05/11
Características do Discípulo Incomum



Texto base: Romanos 11:33
Para se ter um sucesso incomum, temos que vencer 07 obstáculos:

1º – Um espírito que se recusa a aprender


(Imagine um advogado que se recusa a ler novas leis? Ou então um cirurgião que não procuras técnicas mais especializadas?).
Em Provérbios 9:8-9 diz: "Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie, repreende o sábio e ele te amará". Instrui o sábio, e ele se tornará mais sábio ainda; ensina o justo, e ele crescerá em entendimento.

2º – Romper os votos não pagos

Não cumprir votos nos impedem de crescer
Um líder incomum pensa antes de se comprometer. A nossa palavra ecoa e vai embora criando uma imagem de nós mesmos. Eclesiastes 5:1-7
No momento de angústia faz votos com Deus.
Não ser constante em dízimos, ofertas e primícias.

3º – Ofensas não perdoadas

A Bíblia diz que devemos perdoar. Quando não perdoamos, caímos no desprezo. Às vezes temos todos os argumentos contra outro, mas isso não nos dá o direito de acusar e desprezar.
“Os misericordiosos sabem o quanto foram perdoados por Deus, por isso disponibilizam perdão”. Mateus 5

4º – Tomar cuidado com as associações imprudentes
Pv 15:20 / I Cor 15:33

Desligue-se de pessoas desqualificadas, que se aproveitam de seu tempo. Reavalie a sua vida e suas amizades.
Definitivamente desligue-se de pessoas que zombam de Deus.
Como discipulador você deverá sempre ser mais mentor que amigo.
• Qualificações de um mau amigo:
Mais crítico que encorajador.
Quer sempre envergonhar e humilhar você.
Perde tempo com conversas inúteis.
• Qualificações de um bom amigo:
Sempre libera palavras que constroem fé e confiança.
Reconhece e potencializa seus sonhos.
Lembra você de seus dons e habilidades.

5º – Língua desenfreada
Pv 18:21


Boca tola é resultado de um ouvido tolo.
O que você faz torna-se hábito e seus hábitos destinam seu futuro.
Palavras são como sementes, uma vez lançadas, retornarão com seu fruto.

6º – Dons e habilidades não desenvolvidos


Não inveje os dons dos outros. Desenvolva seus próprios dons.
Atos 8: 14-23 (Simão, praticante de magia, ofereceu dinheiro aos apóstolos, desejando comprar os dons concedidos a eles pelo Espírito Santo).

7º – Um coração descompromissado

Tenha um coração comprometido e decidido, Deus te chama para algo grande; envolva-se nisto.
II Tm 4

Para meditar: “Se você quer ter algo que nunca teve, faça algo que você nunca fez”